Um gênero textual tão antigo quanto versátil, uma carta pode ser usada para declarar um amor,conquistar um cliente, cobrar uma dívida ou apenas para matar a saudade.Carta Para Você é um blog idealizado a fim de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina Português Instrumental,ministrada pela professora Lúcia Leiro.Nosso blog dará ênfase aos elementos que envolvem a comunicação através de cartas,em especial,a carta comercial.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A carta comercial e suas características



Carta Comercial é um gênero textual que se destaca entre as correspondências empresariais, sendo os demais considerados derivações da mesma.Por esse motivo, é imprescindível obter conhecimento acerca dos elementos que compõem esse meio de comunicação.
Uma carta deve possuir elementos que viabilizem uma interação entre o autor e o destinatário, ou seja,deve haver um Interacionismo sócio-discursivo.
Além de estabelecer uma comunicação direta entre os sujeitos,uma carta necessita estar de acordo às leis do discurso ou lei de Grice(filósofo americano que na década de 60,identificou as normas a ser seguidas pelos interlocutores na interação verbal). Um texto está de acordo com a lei da pertinência quando a informação por ele vinculada é pertinente para o público ao qual se destina e à forma como ela se encontra.Quanto a lei da sinceridade, a mesma afirma que o enunciador deve garantir a verdade e a possibilidade do destinatário cumprir qualquer ordem que venha a ser explícita na correspondência.
A lei da informatividade determina que uma carta deve informar algo a alguém,fornecendo novas informações ao destinatário.Já a lei da exaustividade serve para complementar a anterior,garantindo que o texto possua a informação máxima.
A arquitetura global de uma carta comercial é constituída por elementos textuais e paratextuais,onde os textuais representam a essência do texto global e os paratextuais são aqueles que o precedem e o seguem, como por exemplo:timbre,índice,número,local,data,vocativo,fecho,assinatura,etc.