Um gênero textual tão antigo quanto versátil, uma carta pode ser usada para declarar um amor,conquistar um cliente, cobrar uma dívida ou apenas para matar a saudade.Carta Para Você é um blog idealizado a fim de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina Português Instrumental,ministrada pela professora Lúcia Leiro.Nosso blog dará ênfase aos elementos que envolvem a comunicação através de cartas,em especial,a carta comercial.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A carta comercial e suas características



Carta Comercial é um gênero textual que se destaca entre as correspondências empresariais, sendo os demais considerados derivações da mesma.Por esse motivo, é imprescindível obter conhecimento acerca dos elementos que compõem esse meio de comunicação.
Uma carta deve possuir elementos que viabilizem uma interação entre o autor e o destinatário, ou seja,deve haver um Interacionismo sócio-discursivo.
Além de estabelecer uma comunicação direta entre os sujeitos,uma carta necessita estar de acordo às leis do discurso ou lei de Grice(filósofo americano que na década de 60,identificou as normas a ser seguidas pelos interlocutores na interação verbal). Um texto está de acordo com a lei da pertinência quando a informação por ele vinculada é pertinente para o público ao qual se destina e à forma como ela se encontra.Quanto a lei da sinceridade, a mesma afirma que o enunciador deve garantir a verdade e a possibilidade do destinatário cumprir qualquer ordem que venha a ser explícita na correspondência.
A lei da informatividade determina que uma carta deve informar algo a alguém,fornecendo novas informações ao destinatário.Já a lei da exaustividade serve para complementar a anterior,garantindo que o texto possua a informação máxima.
A arquitetura global de uma carta comercial é constituída por elementos textuais e paratextuais,onde os textuais representam a essência do texto global e os paratextuais são aqueles que o precedem e o seguem, como por exemplo:timbre,índice,número,local,data,vocativo,fecho,assinatura,etc.

Um comentário:

  1. Era para ter colocado os elementos da carta que selecionaram dentro do esquema acima. Nao se trata de informar os elementos que compõe uma carta em geral (Zanotto já faz isso), mas aplicar a estrutura a uma carta em especial, como a que vocês postaram.

    ResponderExcluir