Carta é o objeto de correspondência, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercia, ou qualquer outra que contenha informação de interesse específico do destinatário.
Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que preferem o método antigo pelo simples prazer de trocar correspondências físicas.
A linguagem utilizada irá depender do teor da mensagem a ser encaminha.Uma carta enviada a um namorado, amigo ou parente requer um tom menos formal, enquanto aquela escrita em nome da empresa pede uma linguagem clara, simples, correta e objetiva.
A carta comercial é um meio de comunicação formal e escrito utilizado por empresas entre si e com os clientes, visando estabelecer ou encerrar relações comerciais.Esse tipo de correspondência deve ser organizada e limpa, com linguagem correta e impessoal, em papel com timbre da empresa contendo todos os dados necessários.
Essa comunicação deve ser compreendida por qualquer cidadão brasileiro.Para atingir esse objetivo, é preciso evitar o uso de expressão restrita a determinados grupos, como as gírias ou regionalismo.
É importante enfatizar a obrigatoriedade do uso do padrão culto e que o mesmo nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com a pobreza de expressão.
Em linhas gerais, a elaboração de uma carta comercial deve atender a uma série de requisitos, tais como:
a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;
b) o uso do padrão culto da linguagem;
c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescidível uniformidade dos textos;
d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.
A fim de causar boa impressão, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode haver rasuras ou sujeiras impregnadas ao papel.
Além de tudo que foi exposto, é muito importante que haja revisão do texto, pois um equívoco pode gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos financeiros.
terça-feira, 2 de março de 2010
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