Um gênero textual tão antigo quanto versátil, uma carta pode ser usada para declarar um amor,conquistar um cliente, cobrar uma dívida ou apenas para matar a saudade.Carta Para Você é um blog idealizado a fim de aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina Português Instrumental,ministrada pela professora Lúcia Leiro.Nosso blog dará ênfase aos elementos que envolvem a comunicação através de cartas,em especial,a carta comercial.

terça-feira, 2 de março de 2010

Carta:principal meio de comunicação em relações comerciais

Carta é o objeto de correspondência, sob a forma de comunicação escrita, de natureza administrativa, social, comercia, ou qualquer outra que contenha informação de interesse específico do destinatário.
Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que preferem o método antigo pelo simples prazer de trocar correspondências físicas.
A linguagem utilizada irá depender do teor da mensagem a ser encaminha.Uma carta enviada a um namorado, amigo ou parente requer um tom menos formal, enquanto aquela escrita em nome da empresa pede uma linguagem clara, simples, correta e objetiva.
A carta comercial é um meio de comunicação formal e escrito utilizado por empresas entre si e com os clientes, visando estabelecer ou encerrar relações comerciais.Esse tipo de correspondência deve ser organizada e limpa, com linguagem correta e impessoal, em papel com timbre da empresa contendo todos os dados necessários.
Essa comunicação deve ser compreendida por qualquer cidadão brasileiro.Para atingir esse objetivo, é preciso evitar o uso de expressão restrita a determinados grupos, como as gírias ou regionalismo.
É importante enfatizar a obrigatoriedade do uso do padrão culto e que o mesmo nada tem contra a simplicidade de expressão, desde que não seja confundida com a pobreza de expressão.
Em linhas gerais, a elaboração de uma carta comercial deve atender a uma série de requisitos, tais como:

a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto;
b) o uso do padrão culto da linguagem;
c) a formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescidível uniformidade dos textos;
d) a concisão, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.

A fim de causar boa impressão, o texto deve estar bem organizado e dentro da estruturação cabível. Não pode haver rasuras ou sujeiras impregnadas ao papel.
Além de tudo que foi exposto, é muito importante que haja revisão do texto, pois um equívoco pode gerar desentendimento entre as partes e possíveis prejuízos financeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário